quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Redes Wireless

Wireless
Uma rede wireless (rede sem fio) refere-se a uma rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefônicos, coaxiais ou ópticos – por meio de equipamentos que usam radiofrequência (comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via infravermelho, como em dispositivos compatíveis com IrDA.

O uso da tecnologia vai desde transceptores de rádio como walkie-talkies até satélites artificais no espaço. Seu uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de acesso à Internet através de locais remotos como um escritório, um bar, um aeroporto, um parque, ou até mesmo em casa, etc.

Sua classificação é baseada na área de abrangência: redes pessoais ou curta distância (WPAN), redes locais (WLAN), redes metropolitanas (WMAN) e redes geograficamente distribuídas ou de longa distância (WWAN).

WPAN
Wireless Personal Area Network ou rede pessoal sem fio. Normalmente utilizada para interligar dispositivos eletrônicos fisicamente próximos, os quais não se quer que sejam detectados a distância. Este tipo de rede é ideal para eliminar os cabos usualmente utilizados para interligar teclados, impressoras, telefones móveis, agendas eletrônicas, computadores de mão, câmeras fotográficas digitais, mouses e outros.

Nos equipamentos mais recentes é utilizado o padrão Bluetooth para estabelecer esta comunicação, mas também é empregado raio infravermelho (semelhante ao utilizado nos controles remotos de televisores).

WLAN
Wireless LAN ou WLAN (Wireless Local Area Network) é uma rede local que usa ondas de rádio para fazer uma conexão Internet ou entre uma rede, ao contrário da rede fixa ADSL ou conexão-TV, que geralmente usa cabos. WLAN já é muito importante como opção de conexão em muitas áreas de negócio. Inicialmente os WLANs assim distante do público em geral foi instalado nas universidades, nos aeroportos, e em outros lugares públicos principais. A diminuição dos custos do equipamento de WLAN trouxe-o também a muitos particulares. Entretanto, no Reino Unido o custo de usar tais conexões limitou assim o uso aos lounges das Businessclass dos aeroportos, etc.

WMAN
Os MAN (Metropolitan Area Network, redes metropolitanas) interligam vários LAN geograficamente próximos (no máximo, a algumas dezenas de quilómetros) com débitos importantes. Assim, um MAN permite a dois nós distantes comunicar como se fizessem parte de uma mesma rede local.

Um MAN é formado por comutadores ou switchs interligados por relações de elevado débito (em geral, em fibra óptica).

WWAN
WWAN (Wireless Wide Area Network - Rede de longa distância sem-fio) é uma tecnologia que as operadoras de celulares utilizam para criar a sua rede de transmissão (CDMA, GSM, etc), também para as redes Wimax. Com o advento das comunicações sem fio (wi-fi), surgiram diversos meios de transmitir dados sem estar conectado por um cabo.

Outros tipos de rede Wireless


  • IrDA - Indrared Data Association - O infravermelho é um padrão de comunicação sem fio para transmissão de dados entre outros dispositivos, não possui memória interna e portanto não armazena os dados, apenas os transfere de um equipamento para outro servindo apenas como uma ponte.

  • Bluetooth - é uma tecnologia para a comunicação sem fio entre dispositivos eletrônicos a curtas distâncias.(normalmente 10 metros)

  • RONJA - é uma tecnologia livre e aberta para a comunicação sem fio ponto-a-ponto por meio de luz do espectro visível ou infravermelho através do ar.

  • Wi-Fi - é uma marca registrada da Wi-Fi Alliance, que é utilizada por produtos certificados que pertencem à classe de dispositivos de rede local sem fios (WLAN) baseados no padrão IEEE 802.11. Por causa do relacionamento íntimo com seu padrão de mesmo nome, o termo Wi-Fi é usado frequentemente como sinônimo para a tecnologia IEEE 802.11. Seu nome é uma abreviação do termo inglês Wireless Fidelity, que significa Fidelidade Sem Fio.

  • WiMAX - Worldwide Interoperability for Microwave Access/Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-ondas. O termo WiMAX foi criado por um grupo de indústrias conhecido como WiMAX Forum cujo objetivo é promover a compatibilidade e inter-operabilidade entre equipamentos baseados no padrão IEEE 802.16. Este padrão é similar ao padrão Wi-Fi (IEEE 802.11), que já é bastante difundido, porém agrega conhecimentos e recursos mais recentes, visando a um melhor desempenho de comunicação.

  • Rede mesh ou rede de malha - é uma alternativa de protocolo ao padrão 802.11 para diretrizes de tráfego de dados e voz além das redes a cabo ou infra-estrutura wireless.

  • WiGig Alliance - A organização produzirá um padrão comum para enviar dados a um link de 60 GHz A tecnologia é cerca de 10 vezes mais veloz que uma conexão 802.11n padrão (1 Gbps). Padrão Apoiado pelas empresas: Atheros, Broadcom, Intel e Marvell,Dell, LG, NEC, Panasonic, Samsung, Microsoft.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

iPhone 4



O iPhone 4 é um smartphone desenhado e desenvolvido pela Apple. É a quarta geração do iPhone, e sucessor do iPhone 3GS. É particularmente comercializado para chamadas de vídeo, e consumo de media, tais como livros e revistas, filmes, músicas e jogos, para web e acesso a e-mail. Foi anunciado em 7 de junho de 2010 na WWDC (Worldwide Developers Conference) 2010 no Moscone Center, São Francisco, e foi lançado em 24 de junho de 2010 nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Japão e Alemanha.
O iPhone 4 executa o sistema operacional iOS da Apple, o mesmo sistema operacional usado nos iPhones anteriores, no IPad, e no iPod Touch. É principalmente controlado pelos dedos do usuário através da tela sensível ao toque. Sem modificação, o iPhone restringe os usuários de executar qualquer software que não é explicitamente aprovado pela Apple e distribuídas através da sua App Store.
A diferença mais notável entre o iPhone 4 e seus predecessores é o novo design, que incorpora um aço inoxidável que funciona como antena do aparelho. Ele usa o processador Apple A4 e tem 512 MB de eDRAM, o dobro do seu antecessor e quatro vezes maior do que o iPhone original. Sua tela de 3.5 polegadas (89 mm) LED backlit de cristal líquido com resolução de 960 por 640 pixels é comercializada com "Retina Display". Muitos compradores do iPhone 4 relataram redução do sinal quando o telefone esta executando certas coisas, especialmente na mão esquerda. A empresa oferece aos clientes um processo livre até 30 de Setembro de 2010, ou o reembolso no prazo de 30 dias após a compra.

o que é um firewall

Firewall

Um firewall é um dispositivo que funciona como corta-fogos entre redes, permitindo ou denegando as transmissões de uma rede a outra. Um uso típico é situá-lo entre uma rede local e a rede Internet, como dispositivo de segurança para evitar que os intrusos possam acessar à informação confidencial.
Um firewal é simplesmente um filtro que controla todas as comunicações que passam de uma rede a outra e em função do que sejam permite ou denega seu passo. Para permitir ou denegar uma comunicação o firewal examina o tipo de serviço ao que corresponde, como podem ser o web, o correio ou o IRC. Dependendo do serviço o firewall decide se o permite ou não. Ademais, o firewall examina se a comunicação está entrando ou saindo e dependendo da sua direção pode permití-la ou não.

Deste modo, um firewall pode permitir de uma rede local para a Internet serviços de web, correio e ftp, mas não a IRC que pode ser desnecessário para nosso trabalho. Também podemos configurar os acessos que se fazem desde a Internet para a rede local e podemos denega-los todos ou permitir alguns serviços como o da web, (se é que possuímos um servidor web e queremos que seja acessível pela Internet). Dependendo do firewall que tenhamos também poderemos permitir alguns acessos à rede local desde a Internet se o usuário tiver se autenticado como usuário da rede local.

Um firewall pode ser um dispositivo software ou hardware, ou seja, um aparelhinho que se conecta entre a rede e o cabo da conexão à Internet, ou então um programa que se instala na máquina que tem o modem que conecta com Internet. Inclusive podemos encontrar computadores muito potentes e com softwares específicos que o único que fazem é monitorizar as comunicações entre redes.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Como se faz uma rede de fibra óptica

Fibra Óptica - Processo de Fabricação

Fibra Óptica


Fibra óptica é um pedaço de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz. Tal filamento pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrômetros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros.

A fibra óptica foi inventada pelo físico indiano Narinder Singh Kapany. Há vários métodos de fabricação de fibra óptica, sendo os métodos MCVD, VAD e OVD os mais conhecidos.

Funcionamento
A, transmissão da luz pela fibra segue um princípio único, independentemente do material usado ou da aplicação: é lançado um feixe de luz numa extremidade da fibra e, pelas características ópticas do meio (fibra), esse feixe percorre a fibra por meio de reflexões sucessivas.

A fibra possui no mínimo duas camadas: o núcleo e o revestimento. No núcleo, ocorre a transmissão da luz propriamente dita. A transmissão da luz dentro da fibra é possível graças a uma diferença de índice de refracção entre o revestimento e o núcleo, sendo que o núcleo possui sempre um índice de refração mais elevado, característica que aliada ao ângulo de incidência do feixe de luz, possibilita o fenômeno da reflexão total.

As fibras ópticas são utilizadas como meio de transmissão de ondas electromagnéticas (como a luz uma vez que são transparentes e podem ser agrupadas em cabos. Estas fibras são feitas de plástico ou de vidro. O vidro é mais utilizado porque absorve menos as ondas electromagnéticas. As ondas electromagnéticas mais utilizadas são as correspondentes à gama da luz infravermelha.

O meio de transmissão por fibra óptica é chamado de "guiado", porque as ondas eletromagnéticas são "guiadas" na fibra, embora o meio transmita ondas omnidirecionais, contrariamente à transmissão "sem-fio", cujo meio é chamado de "não-guiado". Mesmo confinada a um meio físico, a luz transmitida pela fibra óptica proporciona o alcance de taxas de transmissão (velocidades) elevadíssimas, da ordem de dez elevado à nona potência a dez elevado à décima potência, de bits por segundo (cerca de 40Gbps), com baixa taxa de atenuação por quilômetro. Mas a velocidade de transmissão total possível ainda não foi alcançada pelas tecnologias existentes. Como a luz se propaga no interior de um meio físico, sofrendo ainda o fenômeno de reflexão, ela não consegue alcançar a velocidade de propagação no vácuo, que é de 300.000 km/segundo, sendo esta velocidade diminuída consideravelmente.

Cabos fibra óptica atravessam oceanos. Usar cabos para conectar dois continentes separados pelo oceano é um projecto monumental. É preciso instalar um cabo com milhares de quilómetros de extensão sob o mar, atravessando fossas e montanhas submarinas. Nos anos 80, tornou-se disponível, o primeiro cabo fibra óptica intercontinental desse tipo, instalado em 1988, e tinha capacidade para 40.000 conversas telefônicas simultâneas, usando tecnologia digital. Desde então, a capacidade dos cabos aumentou. Alguns cabos que atravessam o oceano Atlântico têm capacidade para 200 milhões de circuitos telefônicos.

Para transmitir dados pela fibra óptica, é necessário equipamentos especiais, que contém um componente fotoemissor, que pode ser um diodo emissor de luz (LED) ou um diodo laser. O fotoemissor converte sinais elétricos em pulsos de luz que representam os valores digitais binários (0 e 1). Tecnologias como WDM (CWDM e DWDM) fazem a multiplexação de várias comprimentos de onda em um único pulso de luz chegando a taxas de transmissão de 1,6 Terabits/s em um único par de fibras.

Vantagens
-Dimensões Reduzidas
-Capacidade para transportar grandes quantidades de informação ( Dezenas de milhares de conversações num par de Fibra);
-Atenuação muito baixa, que permite grandes espaçamentos entre repetidores, com distância entre repetidores superiores a algumas centenas de quilômetros.
-Imunidade às interferências electromagnéticas;
-Matéria-prima muito abundante;

Desvantagens
-Custo ainda elevado de compra e manutenção;
-Fragilidade das fibras ópticas sem encapsulamento;
-Dificuldade de conexões das fibras ópticas;
-Acopladores tipo T com perdas muito grandes;
-Impossibilidade de alimentação remota de repetidores;
-Falta de padronização dos componentes ópticos

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Nintendo 3DS

Nintendo 3DS , é uma consola portátil em desenvolvimento pela Nintendo. A consola irá suceder a actual Nintendo DS, uma consola de sétima geração. O 3DS terá a capacidade de produzir imagens em 3D sem a necessidade de óculos especiais, e ainda compatibilidade com títulos dos antecessores Nintendo DS e DSi. O portátil terá suporte a rumble, um direccional analógico e tela de menos de 4 polegadas. É cogitada a possibilidade da inclusão de um acelerômetro de dois eixos nele. Os Detalhes foram revelados durante a Electronic Entertainment Expo de junho de 2010. O console deverá ser lançado até março de 2011 no mundo todo.
Ficheiro:Nintendo3DSprototypefullview.jpg

A Nintendo 3DS foi oficialmente anunciada na E3 de 2010. As pessoas presentes puderam testar demos da consola. O 3DS terá retrocompatibilidade, ou seja, será compatível com jogos de DS (e outros que usam a câmera do DSi). Ela apresentará três câmeras, duas na parte externa, que servem para tirar fotos em 3D e uma na parte interna. Apresentará os conhecidos botões Power, A, B, X e Y, D-Pad, Start e Select e três novos: um Slide Pad (analógico), localizado acima do D-Pad, um botão Home e um regulador da intensidade do 3D.

Há rumores que o 3DS poderá ter suporte para a leitura de jornais, já que o console tem a capacidade de receber dados no modo descanso - o aparelho fechado, mas ligado -possibilitando o download do mesmo, para isso, o aparelho procura um ponto Wi-Fi mais próximo. Mas a maior barreira que o o presidente da Nintendo, Satoru Iwata encontrou foi a baixa resolução da tela do console se comparado a os e-readers profissionais.

Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nintendo_3DS


segunda-feira, 26 de julho de 2010

Rede local (Configuração de Rede)

Rede Local

Em computação, rede de área local (ou LAN, acrônimo de local area network), ou ainda rede local, é uma rede de computadores utilizada na interconexão de equipamentos processadores com a finalidade de troca de dados. Um conceito mais preciso seria: é um conjunto de hardware e software que permite a computadores individuais estabelecerem comunicação entre si, trocando e compartilhando informações e recursos. Tais redes são denominadas locais por cobrirem apenas uma área limitada (10 km no máximo, além do que passam a ser denominadas MANs). Redes em áreas maiores necessitam de tecnologias mais sofisticadas, visto que, fisicamente, quanto maior a distância de um nó da rede ao outro, maior a taxa de erros que ocorrerão devido à degradação do sinal.

As LANs são utilizadas para conectar estações, servidores, periféricos e outros dispositivos que possuam capacidade de processamento em uma casa, escritório, escola e edifícios próximos.


Bibliografia: www.wikipedia.com


Rede ponto a ponto

Numa rede ponto a ponto, um grupo de computadores estão ligados entre si para que os utilizadores possam partilhar recursos e informações. Não existe uma localização central para autenticar utilizadores, armazenar ficheiros ou aceder a recursos. Isto significa que os utilizadores têm de memorizar quais são os computadores do grupo de trabalho que contêm as informações ou os recursos partilhados a que pretendem aceder. Significa ainda que os utilizadores têm de iniciar sessão em cada computador sempre que pretendam aceder aos recursos partilhados nele contidos.

Na maioria das redes ponto a ponto, é difícil para os utilizadores saberem onde está localizada a informação porque os dados estão geralmente armazenados em vários computadores. Isto dificulta a realização de cópias de segurança de informações comerciais críticas, e explica por que razão, muitas das vezes, as pequenas empresas não concluem as cópias de segurança. Frequentemente, existem várias versões do mesmo ficheiro em diferentes computadores do grupo de trabalho.

Em algumas redes ponto a ponto, as pequenas empresas utilizam um computador que executa um sistema operativo cliente (por exemplo, o Microsoft Windows 98 ou Windows XP Professional) como o "servidor" designado da rede. Apesar de isto ajudar a guardar os dados numa localização central, não fornece uma solução robusta para muitas das necessidades de uma pequena empresa, como a colaboração em documentos.

Rede baseada no servidor

Numa rede baseada num servidor, o servidor é a localização central onde os utilizadores partilham e acedem aos recursos da rede. Este computador dedicado controla o nível de acesso que os utilizadores têm aos recursos partilhados. Os dados partilhados encontram-se numa única localização, facilitando a realização de cópias de segurança de informações comerciais críticas. Cada computador ligado à rede denomina-se de computador cliente. Numa rede baseada num servidor, os utilizadores têm uma conta de utilizador e palavra-passe para iniciar sessão no servidor e para aceder aos recursos partilhados. Os sistemas operativos de servidor são concebidos para aguentar a carga de vários computadores cliente acederem aos recursos baseados no servidor.

Bibliografia: http://technet.microsoft.com/pt-pt/library/cc527483%28WS.10%29.aspx

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Regras Netiquette

As regras dividem-se em várias categorias:

Mensagens Instantâneas

  • Evitar enviar mensagens EXCLUSIVAMENTE EM MAIÚSCULAS ou grifos exagerados ou em HTML. Se bem empregadas, as maiúsculas podem ajudar a destacar, mas em excesso, a prática é compreendida como se você estivesse gritando, podendo causar irritação ou fazer com que o interlocutor se sinta ofendido. HTML aumenta substancialmente o tamanho das mensagens, o que impacta desnecessariamente o uso da largura de banda nos servidores.
  • Respeite para ser respeitado e trate os outros como você gostaria de ser tratado.
  • Lembre-se que dialogar com alguém através do computador, não faz com que você seja imune às regras comuns da nossa sociedade, por exemplo, o respeito para com o próximo. Mesmo que por intermédio de uma máquina, você está conversando com uma pessoa, assim como você. Não diga a essa pessoa o que você não gostaria de ouvir.
  • Use sempre a força das idéias e dos argumentos. Nunca responda com palavrões, mesmo que usem de grosseria contra você. Afinal, pessoas inteligentes privilegiam os argumentos contra a falta deles.
  • Apesar de compartilhar apenas virtualmente um ambiente, ninguém é obrigado a suportar ofensas e má-educação. Caso alguém insista nessas práticas, ignore-o.
  • Evite enviar mensagens curtas em várias linhas. Além de ser maléfico à rede como um todo, causa bastante irritação. Escreva uma frase completa e envie!
  • Ninguém é obrigado a usar a norma culta, mas use um mínimo de pontuação. Ler um texto sem pontuação, principalmente quando ele é grande, gera desconforto, e, além disso, as chances dele ser mal interpretado são muitas.
  • Quando você estiver perguntando, provavelmente é porque precisa de ajuda em algo, então aja como tal. Evite ser arrogante ou inconveniente.
  • Enquanto estiver numa conversa em programas de mensagem instantânea, nunca corte (interrompa) o assunto tratado pela outra pessoa, isso é extremamente desagradável. Se a pessoa enviar uma mensagem e você enviar outra completamente diferente, ela ficará sem saber se você leu ou ignorou a mensagem que ela enviou. Pelo menos escreva algo para confirmar que leu a mensagem.
  • Agora o Mensseger tem uma nova funcionalidade de partilhar imagens, quando envias uma imagem ele cria uma espécie de galeria em que todas as imagens ficam para serem visualizadas, isto só acontece em algumas versões. Quando for a fechar essa galeria, avise de alguma maneira a pessoa com quem está a conversar, é extremamente desagradável alguém nos fechar aquilo na cara sem mais nem menos, peça "com-licença" em antes de fechar.
  • Evite ao máximo usar emoticons de letras, palavras e coisas do gênero, isso torna a leitura das mensagens muito difícil e confusa, devido ao tempo que precisamos esperar pra que esses emoticons sejam carregados e à irregularidade nos tamanhos e cores. Emoticons expressam emoções, e não palavras, procure usá-los fora das mensagens escritas.
  • Há messengers que possuem a funcionalidade de se auto-determinar um status ou estado como away, ou ausente. Procure usar esta ferramenta, enquanto você estiver online mas fora do computador, para evitar que seus contatos conversem com você e tenham que aguardar horas pela sua resposta.
  • Não envie uma mensagem supondo que a outra pessoa a entenda da forma como você a escreveu, pode ser que ela entenda de forma diferente. Uma mensagem escrita nunca ficará tão clara quanto um conjunto de palavras faladas. Procure ser o mais claro possível pra não gerar nenhuma confusão.

Fóruns

  • Evitar enviar mensagens EXCLUSIVAMENTE EM MAIÚSCULAS ou grifos exagerados ou em HTML. Se bem empregadas, as maiúsculas podem ajudar a destacar, mas em excesso, a prática é compreendida como se você estivesse gritando, podendo causar irritação ou fazer com que o interlocutor se sinta ofendido. HTML aumenta substancialmente o tamanho das mensagens, o que impacta desnecessariamente o uso da largura de banda nos servidores.
  • De maneira geral, procure não usar recursos de edição de texto, como cores, tamanho da fonte, tags especiais, etc, em excesso. Use-os, como explicado no item acima, para destacar palavras e expressões importantes, nunca para dar destaque injustificado à mensagem como um todo (mesmo que sua mensagem possua apenas três palavras).
  • Respeite para ser respeitado e trate os outros como você gostaria de ser tratado.
  • Lembre-se que dialogar com alguém através do computador, não faz com que você seja imune às regras comuns da nossa sociedade, por exemplo, o respeito para com o próximo. Mesmo que por intermédio de uma máquina, você está conversando com uma pessoa, assim como você. Não diga a essa pessoa o que você não gostaria de ouvir.
  • Use sempre a força das idéias e dos argumentos. Nunca responda com palavrões, mesmo que usem de grosseria contra você. Afinal, pessoas inteligentes privilegiam os argumentos contra a falta deles.
  • Apesar de compartilhar apenas virtualmente um ambiente, ninguém é obrigado a suportar ofensas e má-educação. Caso alguém insista nessas práticas, ignore-o.
  • Evite de escrever em outra língua quando não solicitado (no caso, quando o assunto é tratado em português, a pessoa escreve em inglês só para se mostrar). Isso é errado, porque algumas pessoas, não sabem nada de inglês e isso pode dificultar o acesso delas no assunto do fórum.
  • Em fóruns e listas de discussão, procure expressar-se claramente. Explique o problema com o máximo de informação que puder. Tente manter-se no contexto da discussão. Os fóruns são separados por tópicos, procure postar no tópico que mais convier à sua pergunta. Evite sempre mensagens do estilo "Me ajudem por favor!", "Ajuda aqui!", "Vou jogar essa coisa fora" ou frases similares.
  • Em fóruns e listas de discussão, deixe o papel de moderador para o próprio moderador. Evite repreender as pessoas por conduta indevida se você não é o moderador do fórum, isto só irá gerar mais dicussões e desentendimentos desnecessários (também conhecidos como flame ou flaming).
  • Caso escreva um texto muito longo, deixe uma linha em branco em algumas partes do texto, paragrafando-o. Dessa maneira, o texto ficará mais organizado e fácil de ler.
  • Dependendo do destinatário de seu texto, evitar o uso de acrônimos e do internetês, ou, pelo menos, reduzir a utilização deles. Preste atenção no que você escreve, é possível que, em alguns dias, nem você mesmo saiba o que havia escrito.
  • Ninguém é obrigado a usar a norma culta, mas use um mínimo de pontuação. Ler um texto sem pontuação, principalmente quando ele é grande, gera desconforto, e, além disso, as chances dele ser mal interpretado são muitas.
  • Quando você estiver perguntando, provavelmente é porque precisa de ajuda em algo, então aja como tal. Evite ser arrogante ou inconveniente.
  • Não copie textos de sites ou qualquer outra fonte que possua conteúdo protegido por registro e que não permita cópias e sempre, mesmo com autorização de cópia, cite as fontes quando utilizá-las.
  • Antes de fazer uma pergunta pense na possibilidade de que sua dúvida já tenha sido solucionada por alguém, procure em fóruns e até mesmo em sites de busca como o google, caso não encontre, poste suas mensagens que sempre haverá algum usuário na internet para te ajudar. Mas não espere que a resposta seja imediata, as pessoas estão dispostas a ajudar, mas elas tem responsabilidades e tarefas a cumprir no dia a dia, ficando o acesso aos fóruns e comunidades, em segundo plano. Seja paciente.
  • Se você estiver do outro lado, ou seja, respondendo as dúvidas dos usuários, seja humilde e só responda às dúvidas se realmente estiver afim de ajudar. Respostas como "www.google.com.br", "procura na net" ou "larga de ser preguiçoso" não ajudam em nada. Procure responder acrescentando algo útil, que possa enriquecer o conhecimento coletivo.
  • Evite comentários públicos que afetem a cor da pele, orientação sexual e religião dos demais, demonstrando preconceito e racismo.

Email's

  • Ao encaminhar um e-mail que recebeu, por exemplo, os típicos e-mails humorísticos que percorrem grupos sociais diversos através de divulgação por listas de contatos gigantes, remova os e-mails presentes, das outras pessoas. Procure escrever os seus destinatários no campo "BCC" ou "CCO" em vez do campo "Para". Este campo esconde os endereços dos destinatários. Todos irão receber, mas ninguém além de você saberá quem mais recebeu a sua mensagem. Ao não fazer o recomendado acima, você está contribuindo para o spam com e-mails dos seus próprios conhecidos. Os endereços de e-mail acumulados serão "pescados" quer por parte dos destinatários quer por empresas especificas existentes na Net cuja função é acumular contatos de e-mail para envio de propaganda não solicitada, hoax, lendas urbanas ou phishing.
  • Antes de encaminhar um e-mail para alguém, procure certificar-se que o destinatário tem interesse em receber aquele tipo de mensagem. Nem todos os seus conhecidos desejam receber e-mails com piadas, correntes, material pornográfico, comentários sobre futebol, política ou religião, dentre outros.
  • Antes de responder um email que pertence a um grupo de emails (principalmente grupos comerciais), verifique se seu email é necessário. Emails com respostas descessárias podem ser incomodos ou fúteis, pois como pertence a um grupo, todas as pessoas deste grupo receberão o email. Responda (ao grupo) caso haja necessidade, como complementação ou duvidas, ou caso o remetente pedir um feedback.
Bibliografia:
www.wikipedia.org

terça-feira, 20 de julho de 2010

Como Montar um Cabo de Rede

Os passos abaixo são para montar cabos Ethernet Categoria 5. No nosso exemplo, faremos um cabo Categoria 5e, mas estas instruções servem para fazer qualquer tipo de cabo de rede.

Passos

  1. Pegue a quantidade de fio necessária, e adicione mais um pouco para segurança. Se uma luva for colocada, faça-o antes de desemcapar o fio, e cerfitique-se de que a luva está do lado certo.
  2. Remova a capa externa do cabo, expondo cerca de 3 cm dos fios torcidos. Tome cuidado para cortar somente a jaqueta externa, e nenhum fio. Depois de remover esta capa, vão haver oito fios torcidos em 4 pares. Cada par tem um fio de cor sólida, e o outro é branco com uma listra colorida marcando seu par. Algumas vezes um cordão branco também está presente.
  3. Inspecione os fios para ver se algum deles foi partido ao cortar a jaqueta externa. Se algum deles estiver com o cobre exposto, corte todos os fios rente ao corte da jaqueta, e comece tudo de novo. Fios expostos vão causar linha cruzada, perda de performance ou simplesmente não conectar. É importante manter a capa de todos os fios internos intacta.
  4. Desenrole os pares deixando-os alinhados e achatados etre seus dedos. O cordão branco pode ser cortado e jogado fora (veja Avisos).
  5. Arrume os fios baseado na especificação que está seguindo. Existem dois métodos determinados pela TIA, 586A e 586B. 586B é o mais comum para cabos de rede, usado amplamente por computadores e telefones digitais. É o padrão usado em nosta demonstração (para o 586A, precisamos de uma ordenação diferente, veja nas Dicas). Coloque os fios na seguinte ordem, da esquerda para direita:

    1. Branco/Laranja
    2. Laranja
    3. Branco/Verde
    4. Azul
    5. Branco/Azul
    6. Verde
    7. Branco/Marrom
    8. Marrom
  6. Acerte todos os fios para que fiquem paralelos entre seus dedos. Verifique se a ordem deles continua a mesma. Corte a capa de todos os fios alinhadas, a 19 mm da base da jaqueta. Os cortes devem deixar os fios intactos e alinhados. Este passo é importante, pois fios tortos ou meio partidos não vão fazer contato dentro do plugue, e pode estragar todo o cabo.
  7. Mantenha os fios alinhados enquanto os coloca dentro do RJ-45 com a parte chata para cima. O fio branco/laranja deve estar a esquerda, olhando para baixo no conector. Você pode ver se todos os fios entraram em seus lugares olhando o conector de frente, deve haver um fio em cada buraco, como visto ao lado. Você pode ter que forçar um pouco para empurrar os pares de fios no conector. Pelo menos 6 mm da capa do cabo deve entrar para dar firmeza ao cabo depois que o plugue for crimpado. Você pode precisar esticar a capa para conseguir isto. Certifique-se uma última vez que os fios estão em ordem correta antes de crimpar o cabo.
  8. Coloque o plugue com os fios no alicate de crimpar, aperte firme o cabo. Você vai ouvir os sons característicos, e depois de ter terminado o cabo vai voltar para a posição de aberto.
  9. Repita com o outro lado do cabo. O modo como vai prender o outro lado (586A ou 586B) depende se está fazendo um cabo comum ou um cabo cross-over (veja nas Dicas).
  10. Teste o cabo para garantir seu funcionamento. Cabos incompletos e mal montados podem causar muita dor de cabeça mais a frente. Com o advento do "Power-over-Ethernet" (eletricidade via ethernet), cabos mal presos podem danificar seriamente o equipamento. Um testador de cabos pode verificar esta informação com precisão para você. Se tiver um, teste a conectividade pino-a-pino.


Dicas

  • Um ponto chave ao montar um cabo de rede é que os fios enrolados devem ficar juntos o máximo possível que ainda lhes permita chegar a sua ponta oposta no RJ-45. Os fios são enrolados assim para dar boa conectividade e reduzir ao máximo a interferência. Não separe os pares mais do que precisa.
  • Um cabo comum é usado para conectar dois componentes diferentes (um roteador e um PC). Para conectar dois equipamentos iguais (como dois computadores), é necessário um cabo cross-over. A diferença é que no cabo comum, os fios terminam igual no conector, mas o cabo cross tem um lado no modo 586A e o outro no 586B.[1]
  • A ordem do 586A é a seguinte, da esquerda para a direita: branco/verde, verde, branco/laranja, azul, branco/azul, laranja, branco/marrom, marrom.

    Image:Rj45568AB_955.gif

Bibliografia:

http://pt.wikihow.com

Como montar corretamente o cabo de rede rj-45

Puzzle Bobble


Um verdadeiro clássico de clássicos onde teremos que lanças as bolas coloridas nas que se encontram na parte superior da tela, muito recomendado.


Download




(isso não é pirata, é só para experimentar como se faz aquilo)